Campeonato Paulista Série A2 2000

1ª FASE

O Campeonato será disputado por 16 clubes, divididos em quatro grupos de quatro times cada. As equipes vão se enfrentar em turno e returno dentro do próprio grupo. Ao final das seis rodadas, o time que fizer a pior campanha, independente do grupo, será rebaixado para a Série A-3, ainda no ano 2000, não disputando a segunda fase. Em compensação, o time de melhor classificação na Série A-3 sobe para a A-2.

Caso aconteça empate, os critérios de desempate são: maior número de vitórias, melhor saldo de gols, maior número de gols a favor e confronto direto (em caso de empate entre apenas 2 times).

Semifinais - O melhor colocado em cada grupo se classifica para a semifinal, que decidirá qual equipe subirá para disputar a 2ª fase da Série A-1 do Paulistão. O primeiro do grupo 1 enfrentará o líder do grupo 4. Já o time que ficar em primeiro no grupo 2 terá pela frente o time do grupo 3. Ambas as semifinais acontecerão em jogos de ida e volta, na qual o vencedor disputará a final, também em ida e volta.

Em caso de empate em pontos na semifinal ou na final, o desempate será pelo saldo de gols. Caso persista a igualdade, o próximo critério será pontos ganhos em todas as etapas deste primeira fase. Se isso o empate permanecer, os critérios são: maior número de vitórias, melhor saldo de gols, maior número de gols a favor e confronto direto (em caso de empate entre apenas 2 times).

2ª FASE

Será composta pelos 14 times que sobraram da primeira fase, a equipe que tiver a melhor campanha na Série A-3 e o timen que tiver a pior campanha da Série A-1. Com isso, os 16 clubes enfrentam-se em um turno único, em que os oito melhores se classificam para os playoffs. Já o time que tiver a pior campanha será rebaixada automaticamente para a Série A-3 no ano 2001.

Caso aconteça empate, os critérios de desempate são: maior número de vitórias, melhor saldo de gols, maior número de gols a favor e confronto direto (em caso de empate entre apenas 2 times).

PLAYOFFS

A fórmula velha conhecida do brasileiro entra em ação.

Quartas-de-final: Os oito times classificados da segunda fase serão divididos da seguinte forma: 1º x 8º ; 2º x 7º ; 3º x 6º ; 4º x 5º, sendo que os times que tiverem melhor campanha terão a vantagem de jogar a partida de volta, em casa. Já a equipe de pior campanha joga a partida de ida em seus domínios. O vencedor será quem somar mais pontos. Caso aconteça um empate em número de pontos, o saldo de gols decidirá. Caso persista a igualdade, o time que tiver melhor campanha ao longo do campeonato, exceto a primeira fase se classificará.

Semifinal: O vencedor da partida entre o 1º e o 8º terá pela frente o ganhador do confronto entre o quarto e quinto colocado. Do outro lado, a semifinal será os vencedores dos outros jogos. Os times que tiverem melhor campanha terão a vantagem de jogar a partida de volta, em casa. Já a equipe de pior campanha joga a partida de ida em seus domínios. O vencedor será quem somar mais pontos. Caso aconteça um empate em número de pontos, o saldo de gols decidirá. Caso persista a igualdade, o time que tiver melhor campanha ao longo do campeonato, exceto a primeira fase se classificará.

Final: Os dois vencedores das semifinais decidem o título da A-2, em jogos de ida e volta. O time que tiver melhor campanha joga a partida de volta, em casa. Já a equipe de pior campanha joga a partida de ida em seus domínios. O vencedor será quem somar mais pontos. Caso aconteça um empate em número de pontos, o saldo de gols decidirá. Caso persista a igualdade, o time que tiver melhor campanha ao longo do campeonato, exceto a primeira fase se classificará. O campeão sobe automaticamente para a disputa da Série A-1 no ano 2001.

1° Fase

1° Rodada - SãoCarlense 0 X 2 Botafogo

2° Rodada - Rio Preto 1 X 0 Botafogo

3° Rodada - Botafogo 2 X 2 São Caetano

4° Rodada - São Caetano 0 X 2 Botafogo

5° Rodada - Botafogo 2 X 1 Rio Preto

6° Rodada - Botafogo 2 X 0 SãoCarlense

Classificação

1º Botafogo 13 6 4 1 1 10 4 6
2º São Caetano 9 6 2 3 1 8 8 0
3º Rio Preto 6 6 1 3 2 6 7 -1
4º Sãocarlense 3 6 0 3 3 2 7 -5

Semifinais

1° Jogo - Ituano 0 X 0 Botafogo

2° Jogo - Botafogo 2 X 0 Ituano

Final

1° Jogo - São José 2 X 3 Botafogo - Bota próximo da Série A-1!

O Botafogo deu um passo gigantesco rumo à elite do futebol paulista. O time de Ribeirão Preto venceu o São José por 3 a 2, fora de casa, na série que decide o time que subirá da Série A-2 para disputar a segunda fase da A-1. O atacante Marquinhos foi o destaque da Pantera marcando dois gols para o Foguinho. O outro gol do Botafogo foi anotado por Jajá. Já o São José marcou através do meia Negretti e do volante Luizão. Com o resultado, a equipe de Ribeirão Preto pode até empatar no jogo de volta, que acontece no domingo, em seu estádio Santa Cruz.

2° Jogo - Botafogo 2 X 1 São José - Acesso e virada espetacular!

Para festa dos torcedores de Ribeirão Preto, o Botafogo volta à disputa da Série A-1 do Paulistão. Três meses após cair para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro, a equipe mostrou que não se abalou e chegou ao seu grande sonho de retornar à elite paulista. O melhor é que a vitória sobre o São José por 2 a 1, na segunda partida da decisão, foi de virada.
O meia Betinho colocou o São José na frente, aos oito minutos do segundo tempo, assustando à torcida tricolor que lotou o Estádio Santa Cruz, na tarde deste domingo. Com a desvantagem e a ameaça de ver o título ser decidido nos pênaltis, o Botafogo foi para cima e apoiado pela torcida, chegou ao empate. O atacante Jajá recebeu um belo lançamento da direita e só teve o trabalho de tocar na saída do goleiro do São José, quando eram jogados 29 minutos da etapa final.
Em festa, a torcida vibrava com cada jogada dos seus jogadores e entrou em loucura, quando o meia Claudinho fez o gol da virada, aos 35 minutos, que garantiu o título ao Foguinho. Com isso, foi só esperar o juiz encerrar a partida para comemorar a subida do time à primeira divisão paulista, quando estreará contra o São Paulo, no dia 8 de março. Enquanto isso, o América faz o caminho inverso e volta para a disputa da segunda fase da A-2.

Fontes:

Fontes: Gazeta Esportiva e RSSSF Brasil

Nenhum comentário: